manifestação em defesa da liberdade de expressão

Sábado, 21/05/2011 a manifestação em defesa da liberdade de expressão na cidade de São Paulo foi reprimida com muita violência pela parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A manifestação aconteceu em resposta à proibição da manifestação pela legalização da maconha. Uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo expedida na sexta-feira, 20, impedia a realização da marcha pró-maconha. Então, a manifestação em defesa da liberdade de expressão teve sua realização liberada após os manifestantes entrarem em acordo com a polícia. O acordo, selado com o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da avenida Paulista, previa que, caso a manifestação a favor da legalização da maconha fosse proibida pela justiça, um protesto pela liberdade de expressão com o intuito de promover o debate em torno da legalização da maconha aconteceria.

Pouco antes da manifestação começar, o capitão PM Benedito Del Vecchio garantiu a validade do acordo. A negociação foi acompanhada por jornalistas presentes no local. Para haver adequação à nova proposta, os manifestantes cobriram a palavra maconha de seus cartazes e faixas, acabando com qualquer referência a cannabis.

Momentos depois, após a marcha chegar na Paulista, o capitão Del Vecchio ordenou a desobstrução da avenida. Neste momento, policiais e guardas municipais partiram para cima dos manifestantes, atacando-os com gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, spray de pimenta e tiros com balas de borracha. A repressão aconteceu sem nenhum aviso prévio ou negociação entre as partes.

Em meio à confusão, um grupo representante dos manifestantes se dirigiu até o comando da polícia para tentar negociar. Neste momento o capitão da PM deu um prazo de 10 minutos, porém, após 3 minutos, novas ações da polícia contra os manifestantes foram tomadas.

Assista ao vídeo produzido pela Folha TV:

Publicado em maio 27, 2011, em Noticias e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: