Dia Mundial SEM tabaco

31 de maio é considerado, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) , Dia Mundial Sem Tabaco. É a data em que a organização promove uma campanha global de combate ao vício, que deverá matar, este ano, 6 milhões de pessoas – 10% das quais sequer fumam.

A estimativa nesse ano de 2011, a cada seis segundos uma pessoa será vítima do cigarro.

A cada seis segundos, uma pessoa deverá morrer vítima do tabaco neste ano. São cerca de 5 milhões de vítimas fatais do cigarro por ano no mundo – 200 mil delas só no Brasil. Para 2011, são estimadas 6 milhões de mortes, 10% delas não são nem fumantes, mas convivem com pessoas que fumam. Para combater o hábito e conscientizar as pessoas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) institui, desde 1987, o 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco.

A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que, até 2030, o número de mortos pelo fumo pode chegar a 8 milhões de pessoas. O vício contribui para a epidemia de doenças não contagiosas, como ataques cardíacos, derrames, câncer e efisema, segundo a OMS. 63% de todas as mortes no mundo é atribuída ao grupo, e metade de todos os fumantes devem morrer em razão de uma doença relacionada ao hábito.

A pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, explica o motivo da dependência: “O cigarro tem nicotina. Essa substância estimula a produção de dopamina e serotonina, que dão sensação de prazer e deixam a pessoa em alerta, ou seja, sensações agradáveis. Mas, depois de uma hora, o corpo sente a falta da nicotina, o que leva o indivíduo a querer fumar mais”.

Parar de fumar é o principal obstáculo enfrentado pelos dependentes da nicotina. Apenas 3% a 5% dos fumantes conseguem parar espontaneamente; os demais precisam de apoio. E, além de prejudicarem a si, os fumantes também afetam a saúde daqueles que os rodeiam, uma vez que os chamados fumantes passivos também estão sujeitos a desenvolver doenças como câncer de pulmão, de bexiga, de laringe, enfisema e infarto do miocárdio.

Confira, abaixo, o vídeo da Campanha 2011 da OMS.

Fique um dia sem fumar também, faz bem para você, para as outras pessoas e para o mundo!  =]

Publicado em maio 31, 2011, em Noticias e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: